Powered By Blogger

sexta-feira, 12 de fevereiro de 2010

Parte III

Parte 3 - Encanto do xadrez
WY - Qual é o aspecto que o senhor considera mais interessante no jogo de xadrez?
HC - Olha, o que eu acho mais interessante é a questão do planejamento, tudo na vida quando você faz planejado, faz melhor. Porém,  na maioria das vezes a dinâmica da vida leva as pessoas a agir de maneira mais improvisada e impensada, do que calculada, premeditada, planejada. O que eu acho fascinante no xadrez é esse exercício da estratégia e da tática, ou seja, você precisa traçar um plano com grande antecedência. Você precisa traçar uma estratégia para luta e essa estratégia precisa ser constantemente aferida porque depende do que o outro vai fazer, então isto está muito parecido com a vida.  Traço sempre esses paralelos entre a vida e o xadrez. Em toda a História da humanidade houve revoluções, guerras... Todas elas foram fenômenos de estratégia e de tática. Então, o que eu acho fascinante no xadrez é a semelhança que a disputa intelectual do xadrez tem com tudo na vida. É o que me fascina.

Nenhum comentário:

Postar um comentário