Powered By Blogger

terça-feira, 22 de outubro de 2013

Para entender (e gostar) de xadrez - parte 1 - xadrez é um esporte!

Muitas pessoas, ao dizer que tenho um blog e após terem a curiosidade de ler (sobretudo as que sabem mover peças ou simplesmente gostariam de entender um pouco sobre xadrez) me perguntam: "legal o blog, mas por que não postar algumas coisas para quem não sabe nada sobre xadrez?".

Após pensar sobre o assunto, resolvi iniciar uma pequena série de postagens para se entender os aspectos básicos do jogo.

Primeiramente, xadrez é um esporte!


Muitas pessoas entendem ser apenas um jogo e essa é a primeira descoberta a se fazer: xadrez é um esporte reconhecido pelo COI - Comitê Olímpico Internacional.

A pergunta frequente é a seguinte: "mas se é considerado como esporte pelo COI, por que não participa das Olimpíadas, como vários outros esportes, de 4 em 4 anos"?

A resposta: o xadrez já possui uma Olimpíada própria, que ocorre a cada 2 anos e abrange todos os países que desejam disputá-la (um "ciclo olímpico" seria além de mais longo, excludente, pois reuniria apenas a elite desse esporte, talvez apenas 32 países, como a Copa do Mundo de futebol).

Assim, pode se assistir a uma disputa de países "top", como a Rússia, jogar contra uma equipe sem tradição, como a Namíbia - e isso apenas enriquece a modalidade, não a deprecia. Prova disso é que a Olimpíada de xadrez é a grande festa desse esporte.

                                              Foto: Galeria de Xadrez
Nessa foto, vemos 2 equipes de xadrez na disputa, em formato parecido com a Olimpíada de Xadrez - Campeonato Interequipes da Liga de Xadrez 2013.
 


A próxima postagem será sobre os elementos básicos e essenciais do xadrez.







Nenhum comentário:

Postar um comentário