Powered By Blogger

terça-feira, 1 de outubro de 2013

Aberto do Brasil de Mogi das Cruzes - 2013

Aconteceu do dia 26 a 29 de setembro o torneio "Aberto do Brasil de Mogi das Cruzes" no SESI Brás Cubas, organizado pelo CXMC (Clube de Xadrez de Mogi das Cruzes), com a participação de mais de 80 jogadores, dentre os quais, 19 titulados.

Destacamos a boa organização do evento, com rodadas ocorrendo pontualmente e com facilidades como almoço no próprio local, salgadinhos e café a vontade, além de um bom salão para os jogos - parabéns ao presidente Claudio Tamarozi e a equipe de arbitragem.

O vencedor após 7 rodadas foi o GM Krikor Sevag Mekhitarian, com 6 pontos - meio ponto a frente dos MI's Roberto Molina e Evandro Amorim Barbosa e do GM Everaldo Matsuura.

A APCEF-SP foi representada por 3 enxadristas: Mestre Nacional Dirk Dagobert van Riemsdijk, Marcos Correia dos Santos e Wilton Yokomizo.

Dirk terminou com 3,5 pontos, na 38ª colocação - mas poderia ter conseguido melhor resultado, considerando partidas como a jogada com o vice-campeão MI Roberto Molina, pois esteve firme o tempo todo, com o xadrez agressivo e ofensivo que é característico.

Marcos Correia Santos e Wilton Yokomizo terminaram empatados com 2 pontos, nas 73ª e 77ª posições respectivamente.

Acredito que para ambos o mais importante era fazer a formação do último bloco FIDE (caso do Marcos) e para mim ganhar mais experiência e bagagem para enfrentar torneios como esse: o qual em praticamente toda rodada haverá enfrentamento com jogadores bem preparados em teoria do xadrez e com ritmo de jogo, por disputarem muitos torneios durante o ano.

Além disso, se formos comparar com o tênis, esse torneio seria um equivalente aos "Masters Series 500", ou seja, um torneio de alto nível, somente superado pelo 1000 (que no xadrez são os vários torneios ao redor do mundo, geralmente fechados e com a escolha de enxadristas de altíssimo nível) e Grand Slam (que no xadrez tem seu equivalente em um torneio de mesmo nome e os já famosos Wiik aan Zee, Linares, Aeroflot e Ambers, geramente com a participação apenas dos melhores GM's).

E esses torneios todos estão acima do nível geralmente verificado em torneios escolares e torneios mais casuais, como de entidades e afins.

O enxadrista guarulhense Rodrigo Machado Mendes, há bastante tempo longe dos torneios FIDE, fez sua primeira aparição desse ano justamente nesse torneio de Mogi.
Terminou com 3 pontos, na 54ª colocação, o que é bastante considerável, sobretudo pelo grande tempo afastado das competições e ainda assim apresentando um xadrez sólido.

No próximo post, fotos do torneio.

Até mais! 
 


Nenhum comentário:

Postar um comentário