Powered By Blogger

segunda-feira, 21 de junho de 2010

1ª Copa Osasco - 3ª etapa

Ontem, 19/06, aconteceu na Escola de Xadrez Antonio José França Garcia a terceira etapa da Copa Osasco, com a surpreendente 1ª colocação de Henry Salgado, após vencer Bruno Morado na última rodada (4º lugar).
Na segunda colocação, Sandro Chacolla e em terceiro lugar, Juarez Oliveira.
Além das medalhas e troféu, Marcelo Luz ganhou um livro doado pelo MI Pelikian sobre o Campeonato da URSS, por sorteio.
Mais informações do torneio: xadrezdecadadia.blogspot.com

Na terceira rodada, houve dúvida sobre uma regra específica: o jogador de brancas, com muitas peças a mais, cometem lance ilegal. O enxadrista de pretas reclamam vitória pelo lance irregular e as brancas aceitam.
O torneio é de ritmo de 15 minutos, ou seja, é xadrez rápido e é permitido até 3 lances impossíveis/irregulares/ilegais.
Após o término da rodada, foi explicado aos xadrezistas (acho horrível o termo, mas é para não repetir tanto) que o jogador de brancas apenas precisava corrigir o lance e seguir a partida, com o devido acréscimo de tempo (2 minutos) para o adversário.
O xadrezista de pretas questionou o ritmo de jogo, alegando que era relâmpago/blitz, porém, a alegação seria válida somente se o torneio tivesse tempo de reflexão de até 14 minutos.

Como mencionei na ocasião da 1ª Etapa, o espaço de Osasco é bastante apropriado para a prática do jogo, com mesas próprias para prática de xadrez e também damas, relógios, peças (coisas que geralmente levamos para a maior parte dos torneios que participamos) e a própria localização, na Av. dos Automistas, de fácil acesso tanto para quem utiliza ônibus quanto carro.
Guarulhos não possui local fixo (e próprio) para treinamento e realização de torneios.
Convivo há 10 anos com os enxadristas de guarulhenses e, de uma maneira tacanha, posso comparar a situação com a de um circo: sempre itinerante (lembro de pelo menos 6 lugares diferentes nesse período) e dependendo de locais cedidos por terceiros (escolas e ONG's).


Guarulhense em ação!: Na primeira rodada enfrentei o destaque de Osasco, Bruno Morado. Deixei cair d5 na abertura, o qual deveria ter sido defendido com c6. De toda forma, a abertura estava um tanto estranha, com um fianchetto em b7, não sei se era o correto. Levei a partida até o final e após ficar com uma desvantagem insustentável, abandonei.
Ainda assim, acredito que tenha sido minha melhor partida nesse torneio. O próprio Bruno fez uma análise da abertura e encontrou algumas linhas interessantes de jogo, naquela situação (antes de perder o peão, claro). Grande garoto!
As demais partidas eu prefiro não comentar, foi um verdadeiro “show de horrores”! (risos!)
É isso! Até a próxima!

Nenhum comentário:

Postar um comentário