Powered By Blogger

quarta-feira, 21 de abril de 2010

Torneio Escolar CXSP - Semp Toshiba – 17/04

1º torneio que arbitrei!


Por Wilton Yokomizo
     Uma agradável manhã de sábado, bom tempo, muitos enxadristas mirins (cerca de 70), pais, avós e professores dos jogadores aguardavam o início do Torneio Escolar no Clube de Xadrez de São Paulo.
A ampla sala de jogos fora do “Aquário” (como é conhecido o salão nobre Marcio Elísio de Freitas, a alongada sala cercada de vidro, cujo apelido é bastante adequado) não parecia comportar tanta gente.
Logo lembrei dos meus primeiros torneios disputados no CXSP no final dos anos 90, também torneios escolares, cheios de pessoas conversando e jogando.
     Ainda hoje, fico impressionado com a quantidade de livros nas estantes da biblioteca do Clube.
Há volumes datados do final do século XIX!
     Um tanto nostálgico (e histórico), aquele lugar.
     Nesse local, aconteceu minha estreia em arbitragem de torneios (após o estágio feito durante o curso de arbitragem, claro).

Impressões

      Acostumado a jogar torneios durante boa parte da minha vida, fazer parte do “outro lado” é uma experiência igualmente proveitosa.
     Embora não possa jogar, observar partidas alheias, sem responsabilidade com pontos ou performance, também é instrutivo, além de exercitar o “voyeurismo” (Hehehe!).
     No bom sentido, é claro (existe algum ruim?! Hehehe!)!
     Outro aspecto interessante, sobretudo nesse caso particular, de torneios escolares, são as disputas dentro dos próprios “sub's” e descobrir ou verificar quais jogadores se destacam desde cedo e certamente em breve estarão na disputa dos principais torneios, como enxadristas de nível alto ou até mesmo mestres.
     Parece até um pouco com um trabalho de “head hunter” não remunerado (hehehe!).
     A parte engraçada da minha primeira arbitragem ocorreu logo após menos de um minuto do início da primeira rodada: três pequenas mãos ergueram se em pontos distintos e distantes do salão, solicitando a presença de algum dos árbitros! (risos!)
     E isso foi constante durante todo o torneio.
     Apesar de ter andado tanto a ponto de ficar com fome (!), foi legal.


Guarulhense em ação!
     O guarulhense Renan de Andrade Oliveira, um dos enxadristas com potencial em nossa cidade, conseguiu a 4ª colocação na categoria sub-18 do Torneio do Escolar do CXSP.
     Fez boas partidas, inclusive contra os 3 melhores colocados.
     Só faltou mesmo o primeiro lugar (e o prêmio da Semp, dessa vez, um rádio “mini-system”)!
     De qualquer forma, uma atuação com tendência a melhoras futuras e a disputa foi acirrada nessa categoria, com grande equilíbrio de força.

Nenhum comentário:

Postar um comentário