Powered By Blogger

terça-feira, 12 de julho de 2011

Crítica literária (e enxadrística): "Coffee House - Chess Tactics"

Em "Coffee House - Chess Tactics" de John Healy, a monotonia não tem vez.
Alguém se perguntará: por quê?
A resposta: poucas vezes um livro se revelou divertido e também instrutivo ao mesmo tempo, ao tratar de tática - acessível para todos os níveis de jogadores.
Não apenas os exemplos são bons (todos tirados de partidas próprias, incluindo uma contra o recentemente falecido GM Bent Larsen), mas os comentários espirituosos também, como o título "Nunca interrompa seu adversário enquanto ele comete um erro - isso é falta de educação!".
O livro não é do tipo gigante e pesado, tem 135 páginas, é fácil de carregar e ler, apesar de escrito em inglês - não há tradução disponível para o português pois o livro é recente.
O melhor comentário do livro não fala sobre tática ou algum tipo de técnica a ser utilizado e sim uma sensação: "É uma coisa simples de dizer que um jogador perdeu uma peça, mas como você pode explicar a agonia de jogar com essa peça a menos? Pode ser cruel, brutal e mortal, mas algo nos obriga a assistir a dois oponentes se degladiando. Talvez seja porque, como a adrenalina começa a fluir, a mente se perde nessa agitação e no período da batalha, as nossas preocupações mundanas desaparecem. O xadrez tem esse poder. Uma vez que você começar a jogar sério, tudo desaparece, exceto o seu adversário e os lances dele ou dela".
Uma ótima descrição desse momento de uma partida.

Onde encontrar: www.newinchess.com
PS - Estão com um pacote interesante (o holiday package) que inclui esse livro e mais duas obras.

2 comentários:

  1. Muito boa postagem. Não conhecia o livro.

    ResponderExcluir
  2. O livro é bem legal e recente.
    Postarei sobre outros livros ou coisas que tenha lido.
    Abraço!

    ResponderExcluir