Powered By Blogger

sexta-feira, 15 de junho de 2012

Blog Almeida Lopes

Agora pouco ví uma postagem no "Blog do Gomes", página sobre F-1, com a sugestão de blog: o "Blog Almeida Lopes".

O que teria em comum automobilismo, Almeida Lopes e xadrez?
A resposta é: surpresa!
O blog tem fotos dos anos 70 e décadas anteriores, um trabalho muito bom de Francisco de Almeida Lopes, com a construção da cidade de São Paulo, como era antes, cotidiano e personalidades.
Uma das fotos, nesse link https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEjKRKt5MG26-AoYsQBAPl6LweVliVG6VZBsQ89G6kzwOTU1oK2otzDG686-utQLt3LtMcwtHj2M1sGZJxSxjrj2vn3UB7Ta3RyWnShDLkm7goJdA3_kTyR0GwIpVkAz64zwooQUIuBqYRE/s1600/mequinho.jpg, tem a resposta para a minha surpresa.
É Mequinho em um programa de televisão, entre os anos 60 e 70.

Pierre Levy, teórico da comunicação, escreveu nos anos 90, sobre a Internet, o tema do "hiperlink".
O que fiz agora, ao encontrar esse ótimo blog, demostra bem o "hiperlink": através de uma página de internet, pude conhecer outra por um link que ligava a esse blog.

terça-feira, 5 de junho de 2012

Só para não passar em branco - Anand e Gelfand

Após 16 partidas (12 no "tempo normal" e mais 4 do "tie brake") e apenas 3 resultados diferentes de empate (2 vitórias para Anand e 1 para Gelfand), Anand continua como campeão mundial de xadrez.
Para a grande maioria dos enxadristas que acompanharam a disputa, foi um tanto decepcionante o rumo das partidas.
Primeiro, pelo grande número de empates (13, contando com as partidas do desempate).
Segundo, porque Anand é muito melhor jogador do que Gelfand - então, era esperado que houvesse mais vitórias do campeão.
O israelense, apesar da derrota, não só teve méritos ao chegar tão longe (inesperadamente!) como também foi um adversário acima das expectativas.
Anand confiou na sua habilidade com o fator tempo: o indiano já foi campeão do mundo de blitz (xadrez relâmpago) e mesmo nas partidas pensadas joga bem mais rápido que a média dos outros jogadores.
Isso pode explicar a forma conservadora a qual Anand manteve em grande parte do match, pois, em último caso (como aconteceu), jogar partidas em ritmo de xadrez rápido o favorecia.